quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sapopema

Despedida das cachoeiras do rio Lageado Liso, Sapopema, Paraná, distante 140 Km. de Londrina, junto com alunos do Ensino Médio do Colégio Marista de Londrina e também acompanhado por dois bons "ajudantes" amigos filhos companheiros Pedro e Matheus.
    
Muito bom!
Vista do do rio Lageado liso, note a mata ciliar que o protege da ação do processo de assoreamento  resultado da erosão do solo. Embora está bacia hidrográfica, drene uma região agropastoril, onde granjas de suínos possam contaminar com seus efluentes in natura o Lageado Liso, este ainda mantém boa balneabilidade, face a oxigenação de suas águas nas inúmeras corredeiras e cachoeiras.

"Rala a bunda"

 Galera descendo pelo leito e "degraus" esculpidos pela ação das águas do Lageado Liso, em direção a Cachoeira das Orquídeas (orquídeas que na verdade foram quase que totalmente erradicadas pela péssimo hábito dos visitantes de leva-las para casa). Na descida é importante estar com as mãos livres para se apoiar nas rochas e se necessário preferível usar o quinto apoio.


"Ajudante do Líder"





O ajudante do líder, se saiu muito bem nesta sua primeira aventura pelas trilhas e cachoeiras de Sapopema e São Jerônimo da Serra, tanto que se recusou ser carregado nos ombros do pai (que bom) na maior parte do percurso, o qual este disse ser radical.






"Eu tenho o poder!"

Este é o "Pedrão", já se vira sozinho, é um pouco afoito e impaciente (lembra o pai), mas é um bom menino. Candidato a biólogo, é fã do "Tio" Victor, que muito nos ajudou e ensinou nesta "viagem das águas" que o cara ai da foto parece estar querendo controlar.

Um comentário: