terça-feira, 5 de abril de 2011

Fronteira


Fronteira entre Brasil e Uruguai

"O chamado “marco de fronteira” é na verdade um símbolo visível do limite. Visto desta forma, o limite não está ligado a presença de gente, sendo uma abstração, generalizada na lei nacional, sujeita às leis internacionais, mas distante, frequentemente, dos desejos e aspirações dos habitantes da fronteira."









A "fronteira" é um espaço sui generis, marcado por relações e sentimentos conflitantes e muitas vezes mesmo que de forma implícita caracterizados pela animosidade, ou seja, de rivalidade.
  

















O limite que define a fronteira pode muitas vezes dependendo da escala de analise (nacional ou internacional) passar despercebido, como ocorre principalmente em áreas urbanas conurbadas, porém como nas imagem da fronteira entre a República Dominicana e Haiti, o limite é visível, pois contrasta o verde das encostas florestadas e bem preservadas da República Dominicana e as encostas desmatadas do Haiti, que tem o carvão vegetal como principal fonte de energia, o que acarreta grande desflorestamento em seu território. Está fronteira exibe claramente condições sociais e econômicas dominantes no território das duas nações e a soberania de ambas sobre seus territórios.

A fronteira, pode transparecer o principio da soberania, que manifesta políticas públicas dispares como a imagem ao lado que mostra o limite entre Espanha e Portugal, onde a interrupção do pavimento asfáltico com sinalização termina onde começa o território português onde o pavimento está deteriorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário