Assim como a propaganda anti-tabagismo veiculada pelo Ministério da Saúde nas carteiras de cigarro e publicidade da indústria do tabaco, empregando imagens pouco agradáveis, que tem como objetivo desestimular o vício do tabagismo, na China, também foi veiculada uma campanha publicitária criada pela agência Guangdong, para a organização GFEP (Greenfamily Youth Association of Environment Protection), usando imagens pouco ortodoxas, com o intuito de chocar e assim chamar a atenção para o lançamento de efluentes domésticos e industriais (esgoto) na malha fluvial.
Já a organização Milwaukee RiverKeeper com sede no estado de Wisconsin, usa uma tática menos agressiva, como pode ser visto na imagem onde se lê : Um rio limpo é um rio de diversão.
Considerando que segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apenas 45,7% das residências são atendidas por redes de coleta de esgoto sanitário e que os demais domicílios (54,3%) recorrem a fossas sépticas ou a meios menos higiênicos, como fossas secas, valas a céu aberto ou lançamento direto em cursos d’água, a necessidade de obras de infraestrutura sanitária no Brasil demanda urgentemente atenção governamental, pois assim como o tabagismo é um problema de saúde pública e segundo a Organização Mundial de Saúde, para cada dólar investido em saneamento, economiza-se cinco dólares nos dez anos seguintes em serviços na rede médico-hospitalar.
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